Como definir o tema do seu TCC?

Com o último ano de curso, além da alegria em se formar, também chega o temido TCC (Trabalho de conclusão de curso).

E agora, o que fazer?

O primeiro passo é não entrar em desespero e entender que o TCC (ou monografia) pode ser algo prazeroso, apesar de trabalhoso.

Outra dica primordial que gosto de enfatizar é: não defina sua vida acadêmica no primeiro dia de aula. Já vi alguns exemplos de pessoas que mal passaram no vestibular e já estavam preocupadas com o que fazer com o TCC.

CALMA! Você pode (e deve) pensar sobre seu futuro, mas não se exija demais. Seja flexível consigo mesmo.

Aproveite seus anos de faculdade, viva um dia de cada vez, descubra os assuntos que você gosta e tudo ficará mais leve. 

Agora vamos à uma lista básica de dicas que podem te ajudar:

  1. Escolha uma área que você tenha afinidade: Afinal, você vai passar muito tempo lendo, estudando e produzindo sobre o mesmo assunto.
  2. Foque no seu objetivo de carreira: Pensar a longo prazo é de grande valia até mesmo para seu TCC. Se você tem objetivos de carreira mais mercadológicos, siga na mesma linha para a produção de seu trabalho. Da mesma forma, se você pensa em lecionar, por exemplo, foque em abordagens que possam contribuir com a pesquisa da área.
  3. Aproveite as pautas quentes (temas tendências): Assuntos que estão em alta são uma boa alternativa de abordagem para seu TCC. Você pode associá-los a qualquer área de afinidade e ainda contribuir com pesquisa e produção para a área e estudos futuros. Por exemplo, estamos vivendo em plena pandemia de Covid-19 e é possível abordar o tema de diversas formas, como:
    • O impacto econômico no Turismo durante a pandemia de Covid-19 
    • Como o Covid-19 influenciou o Marketing de Destinos
    • Novos padrões e protocolos em aeroportos (ou hotéis) após o Covid-19
  4. Consuma conteúdos que agregam: aproveite seu tempo de descanso e lazer com conteúdos que possa agregar, sem ser necessariamente na sua área de pesquisa. Assista à filmes, peças de teatro, leia livros e revistas… Eu, por exemplo, defini meu tema de TCC ao assistir ao filme “A  invenção de Hugo Cabret”.
  5. Anote suas ideias: tenha um local único, seja um bloco de notas ou um aplicativo no celular, para anotar todas as ideias que vierem à sua mente. Os insights podem surgir a qualquer momento.
  6. Faça Networking: Mantenha contato com profissionais, professores e até estudantes do tema abordado no seu TCC. Assim você terá um contato mais próximo do assunto, poderá conhecer possíveis gaps  de pesquisa no segmento e direcionar seu trabalho a isso.
  7. Seu TCC pode ser apenas o início: É isso mesmo! Seu TCC pode ser sua base para um mestrado, por exemplo, ou um start para sua vida profissional. Você pode ter em mãos a estratégia de um novo negócio ou a linha de pesquisa que te abrirá portas no mercado e na academia. Afinal, seu TCC pode se tornar até mesmo seu próprio negócio, ou um portfólio

Para mais dicas e insights, confira o vídeo que fiz sobre o tema:

 

 


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *