Carol segurando uma bola de neve

Como surgiu o blog TurisLife?

Índice

E finalmente o TurisLife saiu do papel!

Agora senta que lá vem história…

O TurisLife começou quando eu nem imaginava que ele existiria.

Foi em 2007 quando eu entrei no curso Técnico em Turismo na ETEC Fernando Prestes em Sorocaba-SP. Nessa época, eu estava no 2° ano do ensino médio e já pensava o que faria com o vestibular. Tinha certeza: faria Educação Física! Doce ilusão…

Essa vontade durou até eu ter os primeiros contatos com a Recreação, ainda no curso técnico. Foi com os estudos e práticas sobre o lazer que eu me aproximei do universo que envolvia o Turismo e aí meus planos mudaram!

Durante o curso técnico decidi que meu destino seria não ter destino!

O que me encantou no Turismo? A ideia de realizar sonhos, de encantar pessoas. E foi então que me tornei Técnica em Turismo, Guia de Turismo, Recreadora e vestibulanda.

Já em 2010, fui aprovada na UFPel (Universidade Federal de Pelotas, RS) e na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos, SP). Por vários motivos, resolvi fazer #turismoemcasa. Fiquei na UFSCar, afinal o campus é em Sorocaba, cidade onde nasci e morei a maior parte da minha vida.

Agora você deve estar se perguntando: é apresentação do TurisLife ou da Carol?

Pois te digo: foi com tudo que a Carol viveu (viagens, ilusões, decepções e alegrias) que o TurisLife nasceu!

Continuemos…

Enfim, experimentando o turismo dia a dia nos estudos, na atlética acadêmica e no trabalho, o passaporte começou a pedir mais atenção.

Carol em Whistler, Canadá, 2012. Primeiro contato com a neve.

Foi então, em 2012, que num ímpeto fui parar no Canadá. Uma super experiência para a estudante caipira de “Sorocaba mesmo”.

Foi na estrada, entre cidades canadenses que vi o TurisLife dar os primeiros sinais de vida (não com esse mesmo nome, nem nesse mesmo formato), e vi meu TCC nascer também (tema para outro post!).

Mas o que teve de tão especial no Canadá que fez o TurisLife surgir?

Os canadenses! Durante meus poucos 15 dias lá, percebi que os canadenses não sabiam direito o que era o Brasil e como se vivia aqui. Minha primeira intenção foi promover algum canal de comunicação em que eu pudesse mostrar como é viver no Brasil. Mas, como sempre, tinham pessoas que não me apoiavam. E pior: me desestimulavam. Deixei um projeto adormecer.

 

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Vida que segue no Brasil… Faculdade, Atlética do Turismo, eventos, algumas viagens e experiências únicas como Guia de Turismo, busca por estágio… Até que me vi quase formada (bendito TCC!) e trabalhando numa das agências de viagens mais influentes de Sorocaba e região.

Como agente de viagens, viajei o mundo todo… mas online! Tive todo tipo de cliente, muitas e muitas histórias para compartilhar, amigos que guardo no coração para sempre. Mas eu ainda não estava onde eu queria. Deixei tudo pra trás e fui passar uma semana chuvosa em Buenos Aires. Típica viagem de turista e com mais muitas e muitas histórias para contar.

Um momento muito esperado: finalmente bacharela em Turismo.

Finalmente me formei!

Voltei a trabalhar na área de lazer. Recreação a mil com as crianças no hotel e satisfação no coração.

Desde 2012 até o início de 2016, a sementinha do TurisLife ficou germinando no meu coração. Queria mostrar como é viver no Turismo; quais dilemas enfrentei e enfrento ao decidir por Turismo e suas áreas de atuação. Também queria mostrar como é fazer Turismo na minha cidade, onde as pessoas pensam que não tem nada para fazer. E aí tive pessoas ao meu lado que me apoiaram e me incentivaram a criar o TurisLife (que até esse ponto, teve alguns vários nomes). E hoje estamos aqui, em 2021 vivendo em Portugal, com mais muitas histórias para compartilhar e fazendo com o que o TurisLife cresça cada vez mais e ajude cada vez mais estudantes e profissionais da área. 🙂

Cheguei chegando de textão. Mas agora todos você conhecem a essência do TurisLife!

Afinal, eu não sou a maior viajante do mundo; eu não sei tudo sobre tudo do Turismo; mas eu tenho minhas experiências (e a de vocês também, porque não?) para compartilhar. E o TurisLife abordará todo tipo de experiência no Turismo.

O que esperar nas próximas postagens?

A princípio, teremos conteúdos dividos nas seguinte seções:

  • Viver: assim como a vida, o turismo também é uma área ampla e influenciada por diversos fatores. Sabe aquela reflexão sobre a vida em comunidade, desenvolvendo o turismo mas de uma forma que respeite o planeta? Será aqui que teremos essa e tantas outras reflexões. Além de poder dividir um pouco da minha vida em outro país.
  • Estudar: conversaremos sobre as decisões de estudar turismo; como é o curso, a vida universitária, as vantagens de se fazer parte dos órgãos acadêmicos; Projetos para pós-graduação.
  • Trabalhar: vamos abordar as experiências de cada área, seja como guia, como agente, como recreadora, recepcionista de hotel, organizadora de eventos, etc, etc, etc! Trarei minhas experiências e experiências de outros profissionais.
  • Viajar: E, uma das coisas mais procuradas por viajantes estará nessa seção. Vamos dialogar sobre experiências de viagens, dicas, cultura, etc. Mas dividiremos essa seção em duas partes:
    1. Pé na Estrada: experiências de viagem pelo mundo.
    2. Turismo em Casa: que tal antes de viajar pelo mundo, descobrir sua própria cidade? Aqui no Turismo em Casa vou trazer para vocês minhas experiências em Sorocaba, São Paulo e Lisboa, onde moro.

 

E você, gostou da proposta do TurisLife de compartilhar experiências? Então compartilhe a sua aqui no blog!

Fale comigo em: [email protected], pelas redes sociais e nos comentários!


Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *